Dia Mundial do Lúpus

O Lúpus é uma doença auto imune, que ocorre quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano, provocando inflamação e alteração da função do sistema afetado.

A inflamação provoca dor, calor, vermelhão e inchaço.

Quais são os sintomas?

Os sintomas desta doença variam de pessoa para pessoa e de acordo com a fase em que se encontra.
No entanto, é comum que os pacientes com lúpus apresentem cansaço, febre, perda de peso nos períodos em que a doença está mais acentuada. Além disso é comum sentir dor e inchaço nas articulações (principalmente nas mãos), manchas vermelhas na pele, em especial nas “maçãs” do rosto, inchaço ou dificuldade em urinar devido à inflamação nos rins e dores no peito.

Como se diagnostica?

Não há um exame que seja específico e sensível para o diagnóstico, no entanto a doença é baseada em manifestações clínicas e alterações notadas em exames laboratoriais, nomeadamente em análises clínicas.

O utente com Lúpus precisa de cuidados especiais?

Sim. Deve evitar a exposição ao sol, parar de fumar, praticar desporto e adoptar uma dieta rica em cálcio para prevenir a osteoporose. Não deve consumir alimentos ricos em gordura e açúcar, e assim afasta os picos de colesterol e triglicerídeos e o risco de aumento da glicemia.

Como se previne o Lúpus?

Não existe forma de o prevenir. Apenas é possível evitar alguns dos fatores precipitantes.