Electromiografia (E.M.G.)

Descrição

É o estudo de fenômenos bioelétricos que acontecem nas membranas celulares de fibras musculares do esqueleto. Através deste estudo pode-se chegar ao diagnóstico de uma série de doenças e também se pode analisar o comportamento de músculos em diferentes situações.

A atividade elétrica do músculo em certas condições fisiológicas é medida com oeletromiógrafo, assim como a influencia da idade, do sexo e da temperatura na realização das contrações. Fisioterapeutas, profissionais esportivos, odontólogos e médicos de diversas especialidades fazem uso frequente da eletromiografia com o intuito de obter um diagnóstico efetivo de contrações musculares.

Preparação

Recomenda-se, que não se faça uso de cosméticos, cremes ou de loções oleosas na área que será utilizada para o exame. Antes do mesmo esta área será cuidadosamente limpada para então haver a aplicação dos elétrodos.

Para que não ocorram interferências no resultado do exame pessoas com miastenia gravis que tomem medicamentos para tal disfunção devem interromper a administração destes pelo menos 12 horas antes do procedimento.

Informe seu médico caso faça uso de fármacos anticoagulantes ou caso seja portador de pacemaker.

Não é necessário realizar jejum para a eletromiografia.

Acordos com Seguradoras e Entidades

CMP São João da Madeira

Advance Care, Allianz, Caixa Geral de Depósitos, Future Healthcare, Médis, Médis-CTT, Multicare, SAMS Quadros, SAMS SIB, RNA

Deseja ser Contactado para Marcação de Exame?