M.A.P.A.

MONITORIZAÇÃO AMBULATÓRIA DA PRESSÃO AR

Descrição

 O que é e para que serve?

Este exame mede e regista a pressão arterial em intervalos determinados durante 24 horas.

Serve para verificarmos as oscilações da pressão arterial conforme as diversas influências às quais uma pessoa é submetida durante as 24 horas.
Desta forma conseguimos averiguar se um indivíduo é ou não hipertenso e que grau de hipertensão apresenta. Serve, igualmente, para verificar se está a responder bem à terapêutica anti-hipertensiva.

Como é realizado?

É colocada a braçadeira de medição da pressão arterial no braço e esta insufla de 20 em 20 minutos durante o período de 24 horas. O aparelho regista o valor da pressão arterial. Durante as 24 horas, deve fazer a sua vida normal exceto tomar banho e deve seguir as instruções dadas pelo técnico. Após as 24 horas, os resultados serão analisados pelo técnico com o auxílio de um programa específico de computador e revisto pelo médico cardiologista.

O que acontece durante o exame?

  • O paciente deve realizar as suas atividades normais, com exceção de não poder tomar banho durante o período em que está a usar o monitor.
  • Na altura em que sente a insuflação da braçadeira deve colocar o braço o mais relaxado possível.
  • Para além disso, se tomar algum medicamento deve tomar nota do seu nome e da hora a que tomou o mesmo.

Para a realização do exame MAPA deverá ter em especial atenção ao seguinte:

  • Não poderá tomar banho completo ou da cintura para cima enquanto tiver o aparelho colocado, podendo fazer a sua higiene pessoal.
  • Não poderá dormir em colchões magnéticos, devendo evitar a exposição a ímanes, campos magnéticos, detetores de metal, cobertores elétricos e zonas de alta voltagem;
  • Ser-lhe-á entregue uma folha, uma espécie de diário, onde irá escrever o nome de toda a medicação que estiver a tomar, horários das principais refeições, de deitar e de levantar, bem como de qualquer sintoma e a hora a que este suceder. Esta folha terá que ser entregue ao técnico no dia em que lhe for retirado o aparelho.

Preparação

Não é necessária qualquer preparação.

Se for o caso, deverá trazer consigo o(s) nome(s) do(s) medicamento(s) que toma diariamente.

Acordos com Seguradoras e Entidades

CMP São João da Madeira

ADSE, Advance Care, Allianz, Atlanticare, Caixa Geral de Depósitos, Future Healthcare, Médis, Médis-CTT, Multicare, SAMS Quadros, SAMS SIB, RNA

Deseja ser Contactado para Marcação de Exame?