Prova de Esforço

Descrição

Registo eletrocardiográfico e monitorização da pressão arterial durante o esforço físico. Pretende evidenciar sinais ou sintomas não existentes ou minimamente existentes em repouso.

Como é realizado?

O exame, é realizado em tapete rolante, é efetuado por um técnico cardiopneumologista com supervisão de um médico cardiologista.

É iniciado pondo em marcha o tapete rolante inicialmente com velocidade lenta para melhor adaptação. Depois, de 3 em 3 minutos, aumentará a velocidade e a inclinação segundo um protocolo programado.

Quando termina o exame?

O exame é parado quando são atingidos os objetivos pretendidos, se surgirem alterações nos parâmetros analisados que determinem a sua interrupção ou a pedido do utente, por exemplo, por cansaço.

Existem riscos?

O risco deste exame existe mas é pequeno sendo comparável ao de qualquer esforço mais vigoroso. Por isso, como precaução, estão disponíveis meios médicos e pessoal de enfermagem com experiência na área da emergência médica para tratar eventuais complicações.

Recomendações:

  • Trazer roupa e calçados confortáveis para caminhar/correr;
  • Não pode realizar a prova em Jejum;
  • Trazer toda a medicação que está a tomar (ou os nomes escritos num papel), incluindo aquela que possa ter interrompido;
  • Trazer todos os exames relativos ao coração que tenha realizado (ecocardiograma, eletrocardiograma, prova de esforço, cintigrafia, etc.), bem como informação clínica sobre doenças conhecidas, especialmente os doentes que já foram operados ou internados devido a doenças do coração;
  • Doentes com bloqueio completo de ramo esquerdo, hipertrofia ventricular esquerda, Wolff-Parkinson-White, estenose valvular aórtica, enfarte do miocárdio recente, angina de peito em repouso, entre outros, poderão não ter condições para realizar a prova de esforço;
  • Há necessidade de estar despido da cintura para cima, de modo a colocar-se os elétrodos para monitorização do eletrocardiograma. As senhoras poderão manter o soutien se este não tiver aros e não for de cós, para que o traçado eletrocardiográfico não sofra interferências. Não deverão trazer bodies.
  • Nos senhores, sempre que necessário, serão rapados os pêlos numa faixa de 5 cm entre os mamilos e por baixo do mamilo esquerdo até à linha da axila.

Preparação

Não ir em jejum. Deve fazer uma refeição ligeira até duas horas antes do exame.

Não deve fumar 2 horas antes.

Deve trazer roupas e calçados confortáveis para a prática de exercício.

Deve trazer o nome dos medicamentos que está a tomar atualmente, assim como alguma prova de esforço que já tenha efetuado.

Acordos com Seguradoras e Entidades

CMP São João da Madeira

ADMG, ADSE, Advance Care, Allianz, ARS, Atlanticare, Caixa Geral de Depósitos, Future Healthcare, Medempresa, Medicil, Médis, Médis-CTT, Multicare, SAMS Quadros, SAMS SIB, RNA

Deseja ser Contactado para Marcação de Exame?