Quem é e o que trata o Otorrinolaringologista?

Dr. Vitor Certal

O Otorrinolaringologista é o médico-especialista que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do ouvido, das fossas nasais/seios perinasais, da faringe e laringe, da cirurgia da cabeça e pescoço (incluindo doenças oncológicas), bem como dos distúrbios do equilíbrio e da voz.
Tratando-se de uma especialidade vasta, o Otorrinolaringologista assiste todas as faixas etárias, bem como um leque extenso de patologias.
Em idades pediátricas, as principais patologias referem-se às amígdalas, adenóides e ouvidos (amigdalites, adenoidites, otites, faringites e laringites), bem como patologia nasal tipicamente alérgica (rinite). Contudo, também faz o despiste de todos os tipos de surdez, sejam elas congénitas (a nascença) ou adquiridas durante a infância.
Em idade adulta, as doenças mais prevalentes em Otorrinolaringologia referem-se a obstrução nasal (nariz “entupido”) por desvio do septo ou sinusite, patologia do ressonar ou apneia do sono, mas também situações de trauma nasal ou auricular e distúrbios ligados a voz (rouquidão ou afonia). Na mesma óptica, o Otorrinolaringologista cuida da cirurgia estética associada aos procedimentos do nariz (rinoplastia) ou auricular (tratamento das orelhas descoladas ou de “abano”).
Uma das grandes vertentes da especialidade de Otorrinolaringologia também está ligada a área da vertigem, com o despiste e tratamento das principais causas de tonturas e vertigens, bem como avaliação de zumbidos e perda de audição em idade adulta jovem ou avançada.

A especialidade de Otorrinolaringologia dispõe atualmente de diversos exames complementares de diagnóstico que auxiliam na tomada de decisão terapêutica, bem como no despiste e diferenciação de situações benignas/malignas em casos duvidosos.