Alimentação na Adolescência

Drª. Ricarda Tavares

A adolescência é uma fase de grandes alterações físicas, intelectuais e sociais que devem ser auxiliadas por uma alimentação saudável.

Toda a transformação física que se inicia com a puberdade e termina com a maturidade física e emocional tem um desenvolvimento diferente entre rapazes e raparigas. É muito importante, nesta fase de desenvolvimento, reforçar a diversidade alimentar e ajustar as quantidades ingeridas, para que os jovens tenham um bom perfil nutricional.

Assim nestas idades aconselha-se:

Reforçar-se a importância do pequeno-almoço

É e, deve ser sempre, a primeira refeição do dia, depois do jejum nocturno, é muito importante ingerir uma refeição equilibrada para ter energia e nutrientes necessários para as aulas e para todo o dia, melhorando assim o rendimento intelectual a memória e a concentração.

Insistir nos lanches intercalares, para evitar longos períodos de jejum

Trazer de casa as refeições intercalares para fazer durante o dia é uma forma de tentar preservar a qualidade da mesma. Assim, sugere-se por exemplo uma sandes de queijo com cenoura, ou um iogurte de aromas e 6 bolachas tipo “Maria”, ou 1 peça de fruta média (100g) com 1/4 queijo fresco e 3 bolachas de milho (30g).

Consumo de água em detrimento de refrigerantes

A água deve ser sempre a bebida de eleição porque hidrata e não tem calorias, logo não aumenta a quantidade de energia ingerida. A utilização de sumos deve ser doseada, os sumos devem ser feitos com apenas uma peça de fruta, diluída em água. A utilização de refrigerantes é totalmente desaconselhada.

Moderar o consumo de produtos com muito sal ou açúcar

O recurso a “snacks”, croissants e lanches ou folhados, são muitas vezes opções menos saudáveis que se utilizam para “desenrascar” um lanche que não se trouxe de casa, é muito importante que se acompanhem os adolescentes a serem responsáveis por organizar a sua “lancheira” a levar consigo para as aulas, com as refeições que precisam para todo o dia. Por vezes, quando isso não acontece, aconselhar sempre a compra de um pão com queijo ou um tetra de leite ou 1 iogurte.

O consumo de bolos ou sobremesas pode e deve ser feito uma a duas vezes por semana, de preferência com bolos feitos em casa, em que podemos controlar os ingredientes e, adaptar as receitas para escolher os mais adequados e, com menores quantidades de manteiga e açúcar.

Felizmente, vivemos uma altura em que apesar da forte presença de produtos muito industrializados, nas prateleiras dos supermercados, o principal sentimento relativamente a alimentação é que esta deve ser saudável e equilibrada. Assim, os nossos adolescentes de hoje, sentem também esta necessidade de procurar e utilizar alimentos saudáveis nas suas escolhas, fazer práticas de exercício físico regular, pelo que, o nosso discurso com eles devem também reforçar e valorizar os seus esforços em fazer escolhas mais equilibradas.