SELECIONE AQUI O EXAME

Biópsia Aspirativa

Descrição

O que é uma Biópsia Aspirativa…

É um método de diagnóstico simples, rápido e pouco evasivo, frequentemente utilizado para a caracterização da natureza de nódulos em várias localizações do corpo, nomeadamente na glândula tiroide, glândula salivares ou gânglios linfáticos.

Consiste na extração de células do nódulo e da sua observação microscópica. Este método também é conhecido por citologia ou punção aspirativa por agulha fina.

 

Como decorre o exame?

Ser-lhe-á pedido para se deitar na marquesa. O médico efetuará uma ecografia para definir a localização precisa do nódulo. Segue-se a punção e aspiração das células do nódulo, guiada pela ecografia. A aspiração é efetuada com uma agulha muito fina e dura cerca 5-10 segundos.

Na maioria dos casos, uma única punção é suficiente para a colheita de células, embora possam ser necessárias duas ou mais punções. Depois de aspiradas, as células serão colocadas em lâminas e enviadas para o laboratório onde serão, posteriormente, observadas.

 

Quais são os efeitos secundários deste exame?

A biópsia aspirativa, na maioria das vezes, não traz qualquer complicação e, portanto, poderá retomar a sua vida normal após a sua realização. Se sentir algum desconforto, dor, equimose ou hematoma subcutâneo (mancha escura na pele) no local da punção, poderá aplicar um pouco de gelo sobre esta zona durante 10 minutos, várias vezes ao longo dia, tendo o cuidado de proteger a pela para não a queimar. Poderá igualmente, tomar paracetamol (Ben-u-ron) para alívio da dor.

Se o desconforto persistir ou se surgirem novos sinais que lhe suscitem dúvidas, deverá contactar os nossos serviços ou o médico assistente.

Onde Pode realizar este Exame: Clínica CMP em São João da Madeira | Receção 2

Marcação

Deseja ser Contactado para Marcação de Exame?