SELECIONE AQUI O EXAME

Biópsia Mamária

Descrição

O que é a biópsia mamária?

Uma biópsia mamária é um exame que permite a recolha de tecido para análise através de uma agulha que é inserida na lesão. A biópsia mamária é orientada por ecografia, mamografia, TAC ou ressonância magnética.

 

Como decorre o exame?

Para recolher as células do local suspeito é introduzida uma agulha na mama. Esta punção é guiada por ecografia, sendo administrada uma anestesia local.

 

Quais os efeitos secundários do exame?

A biopsia mamária na maioria das vezes, não traz qualquer complicação e, portanto poderá retomar a sua vida normal após a sua realização. Se surgir algum desconforto, dor, equimose ou hematoma subcutâneo (mancha escura da pele) no local da punção, poderá aplicar um pouco de gelo sobre esta zona durante dez minutos várias vezes ao dia, tendo o cuidado de proteger a pele para não a queimar. Poderá, igualmente, tomar paracetamol (Ben-u-ron) para alívio da dor (caso não haja qualquer contraindicação relativamente ao uso deste fármaco). Se o desconforto persistir ou se surgirem novos sinais que lhe suscitem dúvidas deverá contactar o seu médico assistente ou os nossos serviços.

 

Cuidados após a biópsia mamária

O penso compressivo colocado no local da biópsia pode ser removido após 24 horas.

Durante quatro dias, aplique gelo no local da biópsia quatro vezes por dia (10 minutos cada vez)

Em algumas situações, pode ser necessário fazer tratamento médico com antibiótico e/ou anti-inflamatório.

Onde Pode realizar este Exame: Clínica CMP em São João da Madeira | Receção 2

.

Marcação

Deseja ser Contactado para Marcação de Exame?