Covid-19: Grupo de Clínicas CMP

O Grupo de Clínicas do Centro Médico da Praça, na qualidade de estrutura de Saúde, com o sentido de responsabilidade e de solidariedade, na pandemia do Covid-19, que se instalou a nível Mundial, e em particular no Norte do Distrito de Aveiro, onde possuímos Clínicas, Serviços com Meios Complementares de Diagnóstico (Centros de Radiologia e Laboratórios) e consultas de especialidades médicas, rapidamente implementou um Plano de contingência, encerrando por um período transitório Clínicas de referência nos concelhos e freguesias limítrofes.

Nesse sentido, já no dia 14/03/2020, foram suspensos/encerrados os serviços das Clínicas que consideramos de elevado risco, C.M.P. de Ovar que antevendo o isolamento coletivo, conseguimos mitigar a pandemia que se verificou dias mais tarde. Suspendemos igualmente o Instituto de Endoscopia Digestiva do Norte (Sta. Maria da Feira), Ecofeira (S. Maria da Feira), Gabinete de Radiologia de Azeméis (GRA-O.A.Z.) e Fisrt Clinics ( S.J.M. ) igualmente de elevado risco. Por último suspendemos 14 Delegações do Laboratório de Análises Clínicas C.M.P. pelas mesmas razoes. Garantimos porem os serviços telefónicos, nas clínicas encerradas, para esclarecimentos e remarcação de exames agendados.
Mantemos abertas as Clínicas do C.M.P. de S. João da Madeira (Laboratório de Analises Clínicas e Atendimento Médico Permanente incluindo atendimento a Sinistros e Enfermagem) C.M.P. de Vale de Cambra ( Laboratório de Análises Clínicas e Serviços de Enfermagem), C.M.P. de Arouca (Laboratório de Análises Clínicas e Serviços de Enfermagem), C.M.P. de Lobão ( Laboratório de Análises Clínicas e Serviços de Enfermagem) suspendendo os restantes exames e consultas de especialidade existentes até ao momento em cada unidade.
Foi transversal a vontade do Corpo Clínico das Clínicas C.M.P. colaborarem com o S.N.S. por requisição das Administrações Hospitalares no reforço das escalas de serviços. Por outro lado, sentimos necessidade de garantir a segurança dos Utentes e Profissionais de Saúde das Clínicas C.M.P. forçando o encerramento temporário, para reforço do Plano de Contingência que visa entre outros a aquisição de diversos equipamentos e material de proteção.
Já no seguimento do Plano de Contingência das Clínicas C.M.P. que visa a segurança de todos os Utentes e profissionais, implementamos medida tais como a medição da temperatura corporal no A.M.P., distanciamento de profissionais e utentes, reorganização dos lugares sentados, reforço de soluções de desinfeção alcoólica, reforço da higienização bactericidas e reformulação do fardamento com proteção biológica adicionando luvas e máscaras. Reforçamos o Stock de todos os materiais de proteção individual, garantido assim a continuidade dos serviços em total segurança.
Adicionalmente as Clínicas C.M.P. estão a promover a instalação de câmaras de medição de temperatura corporal, purificadores de ar com U.V., reforço de pontos de desinfeção e remoção de todos os materiais porosos que aumentem o risco de contágio.
Atualmente focamo-nos na avaliação da reabertura progressiva, de alguns serviços que, consideramos essenciais no tratamento e acompanhamento de Utentes com patologias crónicas, grávidas e crianças.

Consideramos essencial na nossa missão, continuar a apoiar estes utentes uma vez que os Cuidados Primários e Hospitalares estão centrados no apoio à pandemia do Coronavírus. Há data de hoje o Laboratório de Análises Clínicas do Centro Médico da Praça, em conjunto com a Associação Portuguesa de Análises Clínica (APAC ) e um Laboratório Espanhol de parâmetros raros, estuda a implementação de novas técnicas laboratoriais, tendo em vista o diagnóstico do Covid 19.

Pretendemos dentro de dias disponibilizar este teste, dependendo apenas da capacidade de produção dos fornecedores e da autorização da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – Infarmed. Constatamos naturalmente a prioridade no fornecimento ao S.N.S. que reconhecemos prioridade inequívoca.
A disponibilizar também muito em breve, o sistema de teleconsulta/online, com instalação de sistemas que permitirá uma consulta rápida sem o contacto directo com o utente. A Informação relativa a este sistema será anunciada nas redes sociais do C.M.P.

A Gerência do Grupo C.M.P. não deixa de destacar o que sempre considerou o “bem maior” e neste contexto agradece publicamente o empenho de resiliência de todos os colaboradores, que pelo seu empenho individual e colectivo nos faz mais fortes e unidos. Juntos resistiremos a esta pandemia Mundial, pretendendo reforçar a condição Humana e a Saúde de todos os Nossos Utentes.
Por tudo isto não alteramos a nosso compromisso – A Sua Saúde é a Nossa Prioridade.
Dirigimo-nos a todos os cidadãos solicitando que cumpram a quarentena, é um sacrifício que vai valer a pena.
Vamos Ficar Bem.