Dia Mundial da Atividade Física

O aparecimento de doenças crónicas, como as cardiovasculares, oncológicas, a diabetes e a obesidade, deve-se sobretudo ao sedentarismo.

Estima-se que em Portugal, 1 em cada 10 portugueses têm diabetes, cerca 4 em cada 10 sofre de hipertensão e mais de metade da população adulta apresenta excesso de peso, incluindo obesidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a prática regular de exercício físico é importante para melhorar a  qualidade de vida. Além dos benefícios físicos, como o aumento da resistência muscular, redução da frequência cardíaca, ganho de condição física e prevenção de lesões e vícios de postura, a prática diária de exercício físico também ajuda a combater a depressão.

Sugestão de exercícios para fazer regularmente:
Corrida – Melhora a circulação do sangue, estimula a produção de endorfina e regula o sono.
Ciclismo – Andar de bicicleta é um exercício que não causa grande impacto nas articulações e, se bem,  orientado, pode ajudar a controlar o colesterol e a pressão arterial, além de melhorar a condição física.
Caminhada – Previne e combate doenças cardiovasculares, controla a pressão cardíaca e aumenta a elasticidade das veias e artérias.
Hidroginástica – Melhora a coordenação dos membros inferiores e superiores, a circulação e a respiração, além de regular a pressão arterial. Geralmente, este tipo de exercício, é muito indicado para quem tem problemas na coluna, uma vez que não causa impacto nas articulações.
A prática regular de atividade física, aliada com uma alimentação adequada, previne os problemas de saúde atrás referidos. Realize, no mínimo, 30 minutos de exercício diário durante 4 dias por semana.
Fontes:
American College of Sport Medicine
Organização Mundial da Saúde
Ministério da Saúde