Dia Mundial da Radiologia
A Radiologia é uma área da medicina, especializada e diretamente apoiada pela tecnologia, que permite obter imagens do corpo com o objetivo de detetar a causa de determinados sintomas, constituindo assim um processo fundamental para o diagnóstico e permitindo direcionar procedimentos de intervenção como forma de tratamento.
Atualmente, a Radiologia vai para além da utilização dos Raios-X como forma de obtenção de imagens. São também utilizados outros mecanismos para obter imagens, nomeadamente os ultrassons utilizados nos estudos de Ecografia e os campos magnéticos como é o caso da Ressonância Magnética.
Apesar da evolução constante na área da Radiologia, as Radiografias (conhecidas como Raios-X) continuam a constituir o exame de primeira linha no diagnóstico de várias patologias específicas.
O termo Radiografia refere-se a uma imagem obtida após a aplicação de radiação X, continuando a representar uma ferramenta de grande utilidade na prática clínica. Este continua a ser o exame indicado primeiramente no estudo de fraturas, lesões infeciosas (nomeadamente pulmonares), avaliação de alterações do padrão mamário (no caso da Mamografia), avaliação dos níveis de desmineralização óssea (especificamente com a Densitometria Óssea), alterações em determinados órgãos, presença de obstruções, líquido ou ar, de forma simples, rápida e indolor.
Curiosidade:
A primeira Radiografia foi conseguida por Röntgen em 1895, que o levou a ganhar o Prémio Nobel de Física em 1901.