Slide

Laboratório de Análises Clínicas

Possuímos instalações e equipamentos de Laboratório próprios, onde efetuamos as suas Análises Clínicas rapidamente e em Segurança, mantendo a integridade dos elementos após a sua colheita.

Com áreas específicas para todas as especialidades analíticas, o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) encontra-se dividido em 4 sectores distintos:

Hematologia

Ramo da biologia que estuda o sangue e os seus elementos (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas), a produção destes elementos e os órgãos onde são produzidos (medula óssea, baço e linfonodos).

Bioquímica

Ramo da ciência que faz a ponte entre a Química e a Biologia, através do estudo das estruturas e interações das células e organismos vivos. Algumas das pesquisas deste sector são exames ao sangue, células e DNA.

Serologia

É o estudo científico do soro sanguíneo. Na prática, o termo refere-se ao diagnóstico e identificação de anticorpos e antígenos no soro.

Bacteriologia e Imunologia

Ciência que estuda a morfologia, ecologia, genética e bioquímica das bactérias, bem como muitos outros aspetos relacionados com elas.

Serviços de Proximidade

Usufrua da nossa vasta rede de clínicas para efetuar a sua colheita para Análises Clínicas ou Análises de Águas.

COLHEITA AO DOMICÍLIO
Em Casa ou na Empresa

AVISO RESULTADOS PRONTOS
Notificação por SMS

SERVIÇO EXPRESSO
Resposta a Situações de Urgência

SEM MARCAÇÃO PRÉVIA
Atendimento Permanente

RESULTADOS ONLINE
Consulta de Resultados na Internet

COLHEITA SEM DOR
Especial para Crianças

Serviços de Proximidade

Usufrua da nossa vasta rede de clínicas para efetuar a sua colheita para Análises Clínicas ou Análises de Águas.

COLHEITA AO DOMICÍLIO
Em Casa ou na Empresa

AVISO RESULTADOS PRONTOS
Notificação por SMS

SERVIÇO EXPRESSO
Resposta a Situações de Urgência

SEM MARCAÇÃO PRÉVIA
Atendimento Permanente

RESULTADOS ONLINE
Consulta de Resultados na Internet

COLHEITA SEM DOR
Especial para Crianças

Perguntas Frequentes

Análises Clínicas

Nem sempre. Para realizar um hemograma simples, por exemplo, não necessita de jejum.
Já a glicemia e triglicéridos exigem que se fique várias horas sem comer.
O tempo de jejum varia de acordo com o exame. Portanto, siga sempre as recomendações relativas ao exame solicitado.

Não, mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina e mesmo em alguns exames de sangue.

Se for intenso, o esforço físico pode alterar os valores da glicemia, do hemograma e do ácido láctico.

Não há problemas em fazer análises durante o período menstrual. Contudo, é fundamental que o seu médico tenha conhecimento porque algumas proteínas séricas e hormonas variam com o ciclo menstrual. Não deverá realizar apenas colheita de urina, visto que o sangue pode misturar-se. Se as análises forem urgentes, lave bem a região genital e coloque um tampão vaginal antes de colher a urina.

A sua medicação habitual só deverá ser interrompida sob orientação médica. De facto existem medicamentos que podem interferir com as algumas análises, como é o caso dos antibióticos, anti-inflamatórios e a aspirina. Informe o seu médico e a técnica que lhe executa a colheita quando estiver a tomar qualquer tipo de medicação.

Sim, portanto, caso esteja a tomar algum medicamento, avise o técnico antes da colheita. Este deverá orientá-lo no sentido de suspender ou não a medicação para a realização das análises.
Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, por isso deverá falar com o seu médico sobre a possibilidade de suspensão durante alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado deverá ser levado em conta na avaliação do resultado.

Sim, nomeadamente da gama GT, triglicerídeos e colesterol.

Poderá ser necessário realizar uma nova colheita pelo facto da amostra de sangue ser insuficiente ou de existir necessidade de se proceder à confirmação de determinados resultados. Nestes casos, o Laboratório entrará em contacto consigo a marcar a data da nova colheita, sem qualquer custo adicional.

Sim. Todos os nossos Colaboradores estão abrangidos por uma cláusula de confidencialidade nos termos de uma rigorosa conduta de Ética Deontológica Profissional.

Não se deve fumar, particularmente se tiver de efetuar análises com determinação de glicemia.

Sim, especialmente nas dosagens de vitaminas C e E. Consulte seu médico quanto à necessidade de suspender a ingestão de vitaminas.

Sim, principalmente no de triglicerídeos. Em caso de dúvida, peça orientação ao laboratório ou a seu médico antes de fazer o exame.

Para diagnóstico de infeção urinária, solicita-se desprezar o primeiro jato de urina, uma vez que este pode conter células, microorganismos e/ou secreções que podem estar presentes na uretra e interferir nos resultados.

Sim pode, no entanto, sempre que estiver com febre, informe o seu médico uma vez que a doença responsável pela febre pode interferir em alguns aspetos metabólicos e imunológicos. Por outro lado algumas análises podem ser solicitadas porque a pessoa está com febre.

© Copyright - Centro Médico da Praça - Design: Dezaine Studio