Perda de Audição
A perda de audição ou surdez é um distúrbio que pode afetar todas as idades, sexos, e tem um grande impacto nas actividades pessoais e profissionais.
A diminuição ou alteração de audição (surdez) produz uma redução na perceção de sons e dificulta a compreensão das palavras e conversas. A dificuldade aumenta com o tipo e grau de perda auditiva. A perda auditiva normalmente divide-se em dois tipos de perdas de audição: hipoacusia de condução e hipoacusia neuro-sensorial. Em relação ao grau, a surdez pode variar em ligeira, moderada, severa e profunda.
Os sinais de alerta mais comuns que indiciam para a perda de audição no adulto são:
- Dificuldade em ouvir ao telefone
- Não ouvir a campainha da porta
- Achar que os sons estão “abafados”
- Ter de esforçar-se para perceber uma conversa
- Compensar com a leitura dos lábios
- Pedir frequentemente para as pessoas repetirem o que estão a dizer ou para falarem mais alto, e mais devagar
- Dificuldades de concentração em reuniões, conversas com mais de um interveniente ou em locais públicos em que exista barulho de fundo
- Os seus familiares queixarem-se que o som da televisão, aparelhagem ou o toque do seu telemóvel está sempre muito alto
O otorrinolaringologista poderá diagnosticar o seu problema através de exames complementares que serão efetuados de acordo com a sua situação clínica (audiometria, impedancimetria, timpanograma, potenciais evocados do tronco cerebral, entre outros exames) e encaminhá-lo em relação ao tratamento mais adequado relativamente a perda de audição.