Prova de Esforço
Descrição
Em que consiste
A prova de esforço é um dos meios de diagnóstico e prognóstico complementar de patologias cardíacas.
É um exame de caráter não invasivo que permite avaliar a resposta cardiovascular a uma carga de exercício controlada, a partir da monitorização eletrocardiográfica contínua, medição periódica da pressão arterial e sintomatologia.
Como é realizada
O utente terá que despir da cintura para cima sendo realizada uma limpeza da pele no toráx, com recurso a compressas e álcool, no local de colocação dos eletrodos (no caso dos homem é realizada também tricotomia (remoção de pêlos), se necessário).
Posteriormente são colocados os eletrodos, conectados pelo cabo ao registador. Assim como uma braçadeira para medição da tensão arterial.
A realização deste exame faz-se com auxílio de um tapete rolante. O exame é realizado segundo um protocolo (Bruce) que se encontra dividido em estadios com duração de três minutos cada. No final de cada estadio há um aumento da velocidade e da inclinação do tapete, que conduz ao aumento progressivo da carga de esforço físico.
Duração do exame
O exame não tem uma duração definida, termina quando são atingidos os critérios que permitem uma prova conclusiva ou quando o utente pedir para parar.
Preparação para o exame / Recomendações
É recomendável que se faça acompanhar de exames prévios e nome da medicação. É indicado o uso de roupa e calçado confortável.
Não pode realizar a prova em jejum, deve fazer uma refeição ligeira 2 a 3 horas antes do exame.
Acordos com Seguradoras e Entidades
CMP São João da Madeira
ADMG, ADSE, Advance Care, Allianz, ARS, Atlanticare, Caixa Geral de Depósitos, Future Healthcare, Medempresa, Medicil, Médis, Médis-CTT, Multicare, SAMS Quadros, SAMS SIB, RNA