Psicologia – Consulta do Adolescente
Avaliação e intervenção psicológica / psicoterapia
A adolescência é uma fase da vida preenchida de novos desafios. Se por um lado é um período de reajustes, de desequilíbrio e reequilíbrio, por outro, é também um período de reconstrução, de descoberta e de novidade.
É um momento de extrema importância em que os jovens assumem a sua identidade e estruturam a sua personalidade, onde tudo é vivido com intensidade. É a fase desenvolvimental em que se “reconstrói” a relação com os progenitores e em que são estabelecidas novas ligações relevantes (de amizade, de namoro…). Simultaneamente o adolescente tem que lidar com um corpo em constante transformação, com as pressões vindas dos pares e da escola e com a necessidade de se descobrir a si mesmo e ao mundo. Na gestão destas mudanças surgem por vezes dificuldades que exigem uma intervenção psicoterapêutica atempada para evitar que dificuldades transitórias se cristalizem na personalidade e interfiram no seu futuro enquanto adultos.
Causas frequentes que motivam o pedido de consulta de psicologia do adolescente:
- Perturbações da ansiedade (ex: ansiedade, medo de apresentar trabalhos à turma, medo de separação dos pais, pânico, dificuldades de gestão do stress, ansiedade de
separação) - Perturbações do humor (ex: depressão, sentimento de tristeza, desanimo, apatia, baixa autoestima, isolamento, desmotivação, falta de energia, falta de interesse,
irritabilidade …) - Perturbações do comportamento (ex: alteração do comportamento habitual, agressividade, desobediência, oposição, inibição, agitação, …)
- Perturbações de eliminação (enurese e encoprese)
- Problemas de sono (ex: insónia, instabilidade, …)
- Dificuldades relacionais (ex: com os pares, adultos, familiares, …)
- Problemas relacionados com o insucesso ou integração escolar
- Problemas relacionados com o consumo de substâncias (droga, álcool etc.)
- Défice de atenção e hiperatividade
- Bullying (intervenção com vítimas e agressores)
- Processos de luto (ex: dificuldades em lidar com morte de familiar ou amigo, ruturas, separações, …)
- Dificuldades relacionais com os pais
- Problemas relacionados com a vida amorosa e afetiva
- Problemas relacionados com o corpo e imagem corporal
- Problemas relacionados com a Alimentação (anorexia, bulimia, vómitos, dificuldades em engolir, obesidade)
- Problemas associados à vivência da sexualidade
- Dificuldades relacionais (amizades e vida social)
Processo Terapêutico
Usualmente o adolescente vem à primeira consulta acompanhado por pelo menos um dos progenitores. Se o adolescente quiser entrar sozinho, os pais esperam e entram só no final da sessão. Nesta primeira consulta faz-se uma primeira narrativa quanto ao pedido, sendo este enquadrado no percurso desenvolvimental do adolescente e na sua história
familiar. É combinado o processo de avaliação.
Numa segunda consulta terá inicio o processo de avaliação psicológica junto do adolescente, usualmente sem a presença dos pais. Podem ser alvo de avaliação diferentes áreas desenvolvimentais, nomeadamente: funcionamento socio-afetivo, competências intelectuais, desempenho académico/Insucesso escolar, comportamento e socialização. O processo de avaliação psicológica do adolescente pode demorar entre 3 a 5 consultas.
Concluído o processo de avaliação é realizada uma consulta com o adolescente, estando presente o pai e/ou a mãe onde são expostos os resultados da avaliação e a proposta de intervenção.
A psicoterapia individual, se necessária, decorre em sessões com uma duração entre 45 e 50 minutos (com exceção da primeira que pode ter uma duração superior) numa periodicidade pré-estabelecida. Considera-se pertinente que seja acordado com o adolescente, o pai e a mãe o número de sessões a realizar, e que no final destas seja realizada uma reavaliação conjunta de todo o processo.
A psicoterapia disponibiliza um espaço “neutro”, com uma escuta específica e atenta de um profissional que é o Psicólogo para que o adolescente se possa sentir à vontade para falar de suas angústias, desejos, anseios, medos, ideias e dúvidas.
A psicoterapia contribui para a melhoria da qualidade de vida do adolescente visando não apenas a resolução das dificuldades sentidas, mas também promovendo os seus próprios recursos psicológicos. Na adolescência a intervenção psicoterapêutica contribui fortemente para a estruturação da identidade e da personalidade de forma saudável e coesa.
Dificuldades Especificas de aprendizagem
Igual à da criança que foi escrita tendo em conta criança/adolescente.
Orientação escolar e desenvolvimento de Carreira
Um dos aspetos importantes no trajeto escolar de um adolescente prende-se com a construção de um projeto de vida futura no âmbito profissional. O aconselhamento de carreira tem por objetivo apoiar o adolescente na sua tomada de decisão quanto ao seu percurso escolar, procurando simultaneamente promover a sua maturidade vocacional.
A consulta pretende:
- Promover a exploração do “self”, pela análise da avaliação de capacidades e interesses
- Guiar a exploração da informação relativa ao mundo escolar e profissional
- Promover um maior envolvimento pessoal na construção do seu projeto de vida académica/profissional, criando uma maior autonomia e responsabilização no processo de tomada de decisão
- Promover competências de tomada de decisão vocacional
O aconselhamento de carreira consiste num processo que permite que os indivíduos utilizem os seus recursos para gerir as suas carreiras, tendo em conta a faixa etária e a fase do ciclo de vida em que se encontram.