Mirtilos: Descubra as Suas Vantagens

O Mirtilo, fruto cultivado maioritariamente na América do Norte, pertence à família Ericaceae e pode apresentar cor azul, vermelho e roxo.

Tradicionalmente são consumidos crus ou são usados na preparação de compotas, geleias e gelados. São também, uma fonte de antioxidantes e são conhecidos pelos seus benefícios para a saúde.

Sabia que o mirtilo é considerado o fruto da juventude e o rei dos antioxidantes?

São uma excelente fonte de antioxidantes, vitaminas A, B, C, E e K, bem como potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

Descubra as vantagens do mirtilo…

Promovem a saúde do nosso cérebro

O mirtilo é um alimento fundamental para a saúde do nosso cérebro, já que são ricos em antioxidantes. Estes nutrientes ajudam a manter o fluxo de oxigénio e de sangue no cérebro, mantendo, assim, as células do cérebro saudáveis, podendo inclusive, ser um forte aliado no tratamento de depressões.

Contribuem para a saúde dos nossos olhos

Este fruto é rico em flavonoides, nutriente que previne a degeneração ocular entre outros problemas com a saúde dos nossos olhos. É um fruto rico em antioxidantes e vitamina A, que ajuda na proteção da retina.

Reduz o nível de colesterol

Os mirtilos nem têm sódio nem colesterol. Assim, ao consumir este fruto, pode reduzir os seus níveis de colesterol.

Combatem infeções no sistema urinário e digestivo

Este fruto pode ser consumido de várias maneiras. Em forma de sumo ou chá ajuda tanto na prevenção como no tratamento de infeções do sistema urinário. Como tem uma ação antibacteriana, combate igualmente infeções no sistema digestivo.

Retardam o envelhecimento

Os antioxidantes são essenciais para a neutralização da ação dos radicais livres, substância que atua de forma negativa no nosso corpo, prejudicando a nossa imunidade deixando-nos expostos a doenças degenerativas. Considerado, entre todos os antioxidantes o mais eficaz, o mirtilo retarda o envelhecimento, auxilia na circulação do sangue e garante cabelo, unhas e pele mais saudáveis.

Ajuda a emagrecer

É um fruto com baixo valor calórico, 60 calorias por cada 100 gramas, e isso pode ser um grande aliado para os que procuram garantir emagrecimento saudável.