Dia Mundial da Saúde Mental

A Saúde Mental e a Saúde Física são duas componentes imprescindíveis e inseparáveis da Saúde Humana.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) “o estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere”.

Saúde mental e saúde física é uma conjugação de sentimentos entre nós próprios na relação com os outros, é encararmos a adversidade de forma positiva, é termos confiança nas nossas capacidades e não temermos o futuro. A saúde mental engloba o bem-estar psicológico e baseado no equilíbrio das funções mentais, traduz-se em comportamentos adaptados às diferentes circunstâncias em que o indivíduo está envolvido.

Neste sentido não é difícil perceber que o corpo e a mente estão sintonizados, daí que a maioria dos estudos desenvolvidos por universidades mundiais, concluam que por meio da prática de algumas atividades físicas, a nossa saúde mental melhore gradualmente.

Deixamos algumas sugestões:

Caminhar 30 minutos por dia ao ar livre (Montanha) ajuda a melhorar a saúde mental. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos da América concluiu que as pessoas caminham diariamente e estão em contacto com a natureza estavam menos propensas à depressão e ao stress diário.

Sorrir ajuda a diminuir a dor física – Sorrir de forma natural, alivia o stress. Por vezes estes sintomas podem espelhar-se na nossa cara, mas um sorriso pode ajudar-nos a termos um olhar menos cansado e abatido. Quando se sentir desta maneira, faça uma respiração profunda! Vai ajudar a acalmar-se e a sentir-se um pouco melhor.

Melhora a autoestima – Praticar exercício físico regularmente, aumenta o fluxo de sangue no cérebro, cresce os níveis de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar. Além disso, elimina os pensamentos negativos e a sensação de baixa autoestima. São contidas a perda de peso, a ansiedade, a falta de segurança e a dificuldade em lidar com as pessoas.