Fisioterapia – Saúde da Mulher

Sabia que cerca de um terço das mulheres sofre de incontinência urinária e até um décimo sofre de incontinência fecal após o parto?

O treino dos músculos do pavimento pélvico é recomendado durante a gravidez e após o parto tanto para a prevenção quanto para o tratamento da incontinência urinária e fecal (Woodley, Boyle, Mørkved, & Hay-Smith, 2017).

Sabia que a cicatriz decorrente do corte vaginal (episiotomia) poderá ser a origem de algumas complicações pós-parto, tais como incontinência urinária e fecal, dor pélvica, dor lombar, vaginismo (dor durante a relação sexual)?

Em Portugal, 77% das mulheres que tiveram partos vaginais desde o início deste século foram sujeitas ao corte vaginal. A indicação internacional é que não exceda os 5%.
Tal como uma cicatriz em qualquer outra parte do corpo, a episiotomia também deve ser tratada de forma a prevenir complicações.

O centro médico da praça dispõe de fisioterapeutas especializadas na área de saúde da mulher que podem ajudá-la a prevenir e recuperar das complicações decorrentes da gravidez e pós-parto.