Dia Mundial da Saúde Ambiental – 26 de Setembro

“As grandes questões ambientais globais, nomeadamente as alterações climáticas, a poluição atmosférica, os resíduos, a contaminação hídrica, entre outras contribuem para um impacto adverso na saúde humana, conduzem a que se estime que 23 a 25% das causas das doenças em países industrializados possam ser atribuídas a fatores ambientais” (OMS, 2006)

É de extrema importância que todas as pessoas tenham consciência que preservar e conservar o meio ambiente não é apenas realizar a preservação das florestas, mas sim conservar tudo aquilo que nos rodeia, como mares, animais, entre outros.

Para cuidarmos da “Saúde Ambiental” não é necessário muita coisa, basta implementarmos alguns hábitos que podem trazer grandes benefícios para o meio ambiente.

Segue abaixo algumas dicas que podemos adotar no dia-a-dia para preservarmos e melhorar o meio ambiente, para que possamos ter um mundo melhor para viver.

Realizar uma recolha seletiva do lixo

Á medida que separamos o lixo reciclável (plástico, papel, vidro, pilhas, eletrodomésticos, etc.) do lixo orgânico, além de ajudarmos a natureza a economizar diversos recursos naturais que serão reaproveitados para a fabricação de diversos itens, conseguimos reduzir em torno de 40% do lixo que será remetido para os aterros. Além disso, esta recolha seletiva, ajuda a diminuir o lixo das ruas o que acaba por reduzir a sujidade das ruas, possibilidade de doenças e também do lixo acumulado.

O destino do óleo de cozinha

O óleo de cozinha, é um grande problema para o meio ambiente e para os canos das casas, pois quando é derramado na pia ele causa entupimento dos canos, faz a retenção dos resíduos alimentares, atraindo animais como baratas, insetos, ratos, entre outros animais menos desejados pelas pessoas. O óleo de cozinha deve ser guardado em garrafas e encaminhado para aterros sanitários com destino.

Desfazer-se de pilhas e baterias

As pilhas e baterias são repletas de elementos químicos que fazem mal à saúde humana. Quando esses objetivos são deitados fora aleatoriamente, existe a possibilidade de poluir o lençol freático, sendo esses elementos químicos conduzidos pela chuva. Atualmente, existem locais que recebem as pilhas e baterias (ponto eletrão) para que os mesmos possam ser reciclados e transformados.

Adote Ecobags nas compras do supermercado

No supermercado é habitual utilizarmos sacos plásticos, que não são recicláveis e não são reaproveitados. Esses sacos quando deitados no lixo, podem durar 200 anos para serem consumidos pela natureza! Por isso, adote uma solução sustentável para o meio ambiente, utilize sacos recicláveis!

Cultive

As plantas são sinal de vida, e quando cultivadas em ambientes interiores elas ajudam a transformar o ambiente, dando cor e auxilio no controlo da humidade, da temperatura e na purificação do ar.

Adote um estilo de vida, que seja saudável para si e para o ambiente! Ao cuidar de si, cuida do ambiente!