Holter

Monitorização Eletrocardiográfica com Registo 24h ou mais

Descrição

Em que consiste

O holter é um exame não invasivo que permite a monotorização eletrocardiográfica contínua por longos períodos de tempo, nomeadamente 24h ou
48h, durante a vida quotidiana, revelando o comportamento do ritmo cardíaco durante as tarefas diárias, laborais, sintomatologia (utente regista num diário) e períodos de sono.

Este exame serve essencialmente para avaliar o ritmo, permitindo detetar arritmias e casos de isquemia silenciosa, isto é, episódios isquémicos assintomáticos.

Como é realizado

O utente terá que despir da cintura para cima sendo realizada uma limpeza da pele no toráx, com recurso a compressas e álcool, no local de colocação dos eletrodos (no caso dos homem é realizada também tricotomia (remoção de pêlos), se necessário).

Posteriormente são colocados os eletrodos, conectados pelo cabo a um pequeno registador que é transportado numa bolsa colocada à cintura.

O paciente poderá fazer a sua vida normal exceto tomar banho. O exercício físico intenso também não é aconselhado uma vez que a monitorização pode ficar comprometida (descolar dos eletrodos).

Duração do exame

A colocação do holter é de aproximadamente 15 minutos.

Preparação para o exame / Recomendações

É recomendável que se faça acompanhar do nome da medicação.

É indicado o uso de roupa mais larga uma vez que o equipamento será colocado à cintura dentro de uma bolsa própria.

Acordos com Seguradoras e Entidades

CMP São João da Madeira

ADMG, ADSE, Advance Care, Allianz, ARS, Caixa Geral de Depósitos, Future Healthcare, Médis, Médis-CTT, Multicare, SAMS Quadros, SAMS SIB, RNA

Marcação

Deseja ser Contactado para Marcação de Exame?